Foi publicada no jornal Zero Hora (25/11/09), notícia sobre o lançamento de um kit que visa aproximar a obra de Mario Quintana (1906 – 1994) de crianças com deficiência visual – não apenas as crianças cegas, mas também aquelas que têm visão parcial.
O kit inclui versão em áudio, em braile e com fonte ampliada, além de um DVD voltado para professores que oferece dicas para aproveitar melhor o material e mostra cenas dos bastidores de gravação.
O lançamento aconteceu no dia 25 de novembro de 2009, em Porto Alegre e será distribuído gratuitamente para 96 diferentes instituições, em 43 municípios gaúchos. No Rio Grande do Sul, há oficialmente 46.062 jovens com dificuldades desse tipo.
A coleção Braille Quintana da produtora porto-alegrense aprata contempla os livros Batalhão das Letras, Pé de Pilão e Lili Inventa o Mundo. Há dois anos, a mesma produtora já havia lançado Rua dos Cataventos, também de Quintana. Para 2010, o plano inclui a publicação de O Sapo Amarelo e Sapato Florido, também do poeta alegretense.
O projeto concebido pelas irmãs Leocádia e Caroline Costa, nasceu da constatação de que há poucas ações destinadas à inclusão no Estado. As duas mobilizaram uma equipe muito grande para a criação do material e a edição – de 200 exemplares – foi bancada pela CEEE.
Que outras ações como essa aconteçam para facilitar a inclusão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário