Estão abertas até 12 de março de 2010 as inscrições para o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças com o objetivo compartilhar os avanços relativos à inclusão para que as equipes educacionais possam avaliar a sua realidade em relação a alguns dos indicadores e para estabelecer alguns objetivos de mudança e inovação na direção adequada.
Trecho introdutório do GUIA PARA A REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
"De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), ratificada pelo governo brasileiro por meio do Decreto Legislativo 186/2008 e do Decreto Executivo 6949/2009, se reconhece o direito das pessoas com deficiência a uma educação de qualidade. Visando a efetivação deste direito, sem discriminação e sobre a base da igualdade de oportunidades, será assegurado um sistema de educação inclusivo a todos os níveis, assim como o ensino ao longo da vida.
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais específicas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Em uma escola inclusiva, todos os alunos aprendem juntos, independentemente das suas condições pessoais, sociais ou culturais. Trata-se de construir uma escola na qual não existam “requisitos de entrada”, nem mecanismos de seleção ou discriminação de nenhum tipo, uma escola que modifique substancialmente sua estrutura, seu funcionamento e sua proposta pedagógica para responder às necessidades educacionais de todos e de cada um dos alunos. A partir desta perspectiva, cabe à escola adaptar-se aos alunos e não estes a ela."
Essa é uma forma de refletir sobre o tema, pois ao compartilhar as experiências educacionais inclusivas tem-se a oportunidades de conhecer o processo de construção dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos.
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