domingo, 24 de outubro de 2010

Uma opção inclusiva para atividades de leitura - Livro Dudu da Breca

O livro Dudu da Breka é o primeiro título infantil em tinta e braille, lançado pelo selo Fundação Dorina Nowill para Cegos. O livro apresenta letras ampliadas, texto em braille, imagens divertidas e também reproduzidas em relevo, possibilitando que crianças cegas, com baixa visão e as que enxergam possam ler o mesmo livro. Desta forma, podem compartilhar uma leitura interessante e prazerosa, com ilustrações acessíveis, importantes para a compreensão de pessoas com e sem deficiência visual.
O livro e conta as travessuras de um menino que não parava quieto nunca e que era diferente em muitas outras coisas, uma delas era a falta da visão, pois era cego desde o nascimento. A obra é inspirada na história real de Eduardo Bertini, que hoje faz parte de um grupo de pessoas que monta oficinas para ensinar o braille às pessoas que enxergam.

A autora do livro é Claudia Cotes, formada em Letras e Fonoaudiologia pela PUC de Campinas. É Doutora em Linguística pela PUC/SP e mestra em Fonoaudiologia. Especialista em voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV), assessora repórteres da EPTV (afiliada da Rede Globo/Campinas). Fundou a ONG Vez da Voz, que busca a inclusão de pessoas com deficiência. Criadora do primeiro telejornal inclusivo da internet brasileira, do projeto Rádio em Libras (CBN/SP) e finalista do o prêmio Empreendedor Social 2009 – Folha de S.Paulo e Fundação Schwab.

No site da ONG, há orientações para a aquisição do livro (R$25), cuja renda é totalmente revertida para a Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Especialistas em educação inclusiva concordam que além de freqüentar o ensino regular, este tipo de atividade é o melhor caminho para que as crianças cegas desenvolvam relacionamento com crianças que enxergam, e que ambas aprendam a conviver com as diferenças e percebam que as dificuldades não são impossíveis de serem superadas.

Inclusão é tarefa de todos e, para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário